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20 novembro 2022

Black Friday e Copa do Mundo no Mercado Securitário

A expectativa para a Copa do Mundo do Catar está cada dia mais alta! O evento, que tem início no dia de hoje, promete capturar a atenção de cerca de 86% do povo brasileiro, segundo dados levantados pelo Google e pelo Offerwise. Por coincidência (e sorte para quem souber aproveitar) a Black Friday coincide com o primeiro jogo do Brasil e as compras em Novembro estão impulsionadas.

Aproveitar esse momento para engajar os fãs de futebol de uma forma eficaz aliada à uma boa estratégia de vendas é a pedida do momento. Um levantamento da NielsenIQ|Ebit divulgado pela Exame revelou que, no ano passado, as vendas alcançaram R$ 4,2 bilhões, e um novo estudo da HostGator indica que para este ano as cifras podem ultrapassar R$ 4,5 bilhões.

A Onli fez uma análise crítica dos resultados das duas pesquisas e relacionamos com o mercado securitário para você não deixar passar essa oportunidade! De quebra ainda deixamos 3 insights para você pensar e adaptar algo em sua corretora/seguradora, vamos lá?

Nesse jogo a Black Friday ganha de goleada!

Muitos desacreditam do poder da Black Friday no consumo do brasileiro mas a pesquisa do Google e do Offerwise provou que ela movimentou mais clicks em 2018 do que a Copa do Mundo, e o volume é muito superior, até 9x maior. Ou seja, se a sua corretora pretende organizar campanhas e eventos sazonais, saiba que a procura pela Black Friday tem um alcance muito maior. Em um plano ideal se a corretora conseguir atrelar os dois eventos em uma mesma campanha o sucesso é garantido.

“A Black Friday é um dos períodos de venda mais fortes em todo o mundo, por isso é importante estar com o domínio e seu site prontos e atualizados para não perder a oportunidade de aumentar o seu ticket no mês de novembro, aproveitando também as compras antecipadas de Natal e a Copa do Mundo”, afirma Ricardo Melo, vice-presidente de marketing da HostGator Brasil.

A bola da vez corre no online

A estreia do Brasil na Copa pode influenciar a forma como a busca pelas promoções de Black Friday são feitas! Você não acredita que o seu cliente vai sair de casa em dia de jogo do Brasil, enfrentar trânsito e deixar a televisão de lado para ir até a sua corretora descobrir as promoções de Black Friday, cotar seguros e negociar produtos, acredita?

Sabendo disso, é importante preparar-se para atendê-lo de maneira efetiva no online! O estudo divulgado no último mês de setembro pela HostGator revelou que os negócios online locais devem crescer até 24% em 2022. E dizemos mais: esses negócios ocorrerão no mobile pois é mais fácil levar o celular para a frente da TV do que o computador ou notebook.

Ou seja, como já foi dito anteriormente por aqui: Ter um site não torna uma empresa “inovadora”, a torna atualizada. É preciso estar à frente de vencer os desafios da implementação das novas tecnologias, oferecer canais de contato e vendas fáceis e intuitivos e atingir o seu público entregando a melhor experiência possível dando a atenção merecida ao mobile. Num momento em que o consumidor estará envolvido com a Copa do Mundo, apps podem tornar a compra mais fluida e simples.

O cenário econômico pode ser um problema?

O ambiente macroeconômico encontra-se tenso, isso é um fato. O brasileiro está com o bolso apertado e o orçamento contado, ainda sentindo o impacto da inflação que após 3 meses de queda, volta a subir no Brasil. Isso resulta em um consumidor priorizando preços ao invés de conveniências estando disposto, inclusive, a experimentar novas marcas, produtos e serviços. O relatório disponibilizado pelo Google mostrou que 91% dos consumidores mencionam a possibilidade de troca de marcas de saúde e bem estar para uma que ofereça os serviços que suprem suas necessidades de maneira mais adequada.

Portanto depende, o cenário econômico pode ser um problema para a corretora ou seguradora que não conseguir se adaptar às personalizações que o mercado exige! Já para aquelas que conseguem tratar os dados dos seus clientes de maneira sábia e otimizar o orçamento frente às necessidades reais do consumidor, o momento é oportuno pois esse consumidor está disposto a experimentar!

O valor de gasto médio para o período deve ficar em torno de R$ 460 por consumidor segundo a Neotrust. Quanto ao número de pedidos, esse dado pode alcançar a marca de 379 milhões de compras, um aumento de 8% em relação ao que foi visto no mesmo período de 2021. De qualquer forma, a construção de uma proposta de valor diferenciada nessa Black Friday será essencial, aponta pesquisa Google.

3 insights para fazer você pensar

1 - Criação de valor

Mesmo diante de um mercado com o bolso mais apertado, o desejo ainda existe! Quando falamos em criar uma proposta de valor pode ser materializada em forma de: cupons de desconto, qualidade dos produtos, descontos para pagamento à vista, variedade de produtos ou benefícios exclusivos.

2 - Open Insurance

Jogando no meio de campo dessa partida, o Open Insurance dribla todos os campos abordados e consegue formular produtos específicos e personalizados para clientes em potencial. As duas pesquisas estudadas só confirmaram o que nós já sabíamos, o Open Insurance é o maior aliado do mercado securitário na satisfação e na antecipação dos desejos dos clientes.

3 - No-Code

Nosso produto que está prestes a ser lançado aparece como um santo milagreiro na distribuição de seguros de maneira digital. Na plataforma a corretora poderá adquirir uma solução com funcionalidades pré-definidas que atendem completamente as necessidades de venda de seguros com todo o processo reunido. Da cotação, passando pela emissão de apólices e chegando até o pagamento, tudo é feito dentro da plataforma, de maneira 100% online! Ao contrário das opções existentes hoje no mercado, que incluem apenas parte do processo, o No-code da Onli abrangerá do início ao fim. Por exemplo: você não precisará solicitar os dados do cartão de crédito do seu cliente pelo whatsapp para efetuar o pagamento e finalização da compra, ele mesmo o fará pela plataforma.

Saiba mais sobre o No-code nesse post.

Desejamos bons insights à você que leu, saiba que estamos juntos nessa busca pelo impulsionamento do mercado de seguros no Brasil.

Esse jogo já é nosso!

Muito obrigado por ler e, se você ainda gostou, sinta-se livre para compartilhar!