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04 outubro 2022

Como entender seu cliente

O processo de vendas e as estratégias de marketing evoluíram, saímos do modelo tradicional do marketing 1.0, passivo para as demandas dos consumidores e focado na divulgação da marca, produtos e suas características e passamos a ouvir as dores e desejos desses consumidores para então oferecer uma solução para essas necessidades.

No setor de seguros não é diferente, e se você não entende as necessidades do seu cliente suas chances de venda se reduzem drasticamente. Quer ver como? Limitar-se a apresentar as características de um produto auto pode resultar em uma perda de venda de um produto vida, pois não foi identificado que o cliente comprou o carro novo pois sua família aumentou.

A consequência disso pode ser uma venda concluída, mas com o cliente insatisfeito por aquilo não resolver um problema existente. Ou seja, os resultados de longo prazo da sua corretora podem ficar prejudicados.

A Onli tem como objetivo ajudar a fomentar o mercado de seguros e nesse artigo vamos te ajudar a entender melhor o seu potencial cliente, fique até o final que te damos 3 dicas práticas!

Qual a importância de entender seu cliente?

Você precisa do entendimento real de seus clientes para dar a eles uma experiência que eles precisam, para continuarem a querer seus produtos ou serviços. Mas a maioria das corretoras e seguradoras no mercado tem dificuldade em entender seus clientes.

Entender as necessidades do seu cliente te ajuda a direcionar esforços e recursos de maneira objetiva, economizando assim tempo e recursos financeiros. Você consegue ter uma maior assertividade em campanhas de marketing, por exemplo, atingindo seu público-alvo.

A partir disso, a promoção de ideias da sua corretora ou seguradora torna-se mais fácil e você exerce um poder de convencimento maior.

O cliente do setor de seguros

A pandemia mudou o comportamento do consumidor. É notável o aumento na conscientização quanto à prevenção de riscos e à volatilidade do meio que o cerca. Assim, quando o assunto é seguro, observamos nesses últimos anos um maior interesse e um crescimento de nicho de mercado.

Estar atento à essas mudanças - sociais e mercadológicas - é essencial para que a sua corretora identifique oportunidades. Por exemplo: um aumento na quantidade de trabalhadores autônomos e independentes pode resultar em uma oportunidade de venda de seguro de vida, visto que, em casos de acidentes, esse seguro pode garantir uma estabilidade para esses trabalhadores.

Ao fazer essa identificação é possível compreender o que leva um potencial segurado a procurar a corretora e, então a organização consegue prestar um atendimento especial para cada cliente, mantendo-o fiel à marca.

Durante muito tempo o setor de seguros foi considerado um meio burocrático e cheio de restrições, mas isso está com os dias contados. O consumidor não aceita mais lentidão no processamento de dados, a falta de comunicação entre seguradoras, atendimento desorganizado e de difícil acesso… Apesar de muitas corretoras e seguradoras ainda possuírem processos fechados, isso tudo está com o tempo contado. Não haverá mais espaço para isso!

3 DICAS PRÁTICAS

Agora que você já entendeu a importância de entender seus clientes e suas respectivas necessidades, siga esses passos e aumente sua venda de produtos e a qualidade de seus serviços.

1 – Coloque-se no lugar do seu cliente

Imagine-se na realidade do seu cliente, a alegria de conquistar um carro novo, o amor que tem por seus filhos e sua família, a vontade de aproveitar ao máximo uma viagem dos sonhos sem dor de cabeça.

Todos nós sabemos da importância do seguro em cada uma das situações descritas, mas, as vezes, seu potencial cliente não faz a conexão dos valores imateriais que essas conquistas têm na vida dele.

A empatia serve como sua aliada, procure pensar como ele e, além disso,imaginar-se em sua situação. Isso pode construir bons relacionamentos, gerando algo ainda melhor que vendas: fidelizações e indicações.

2 – Ofereça suporte

Após levantar as opções de marca e produto, o próximo passo do cliente é efetivar a compra e nessa fase ele precisa contar com todo o suporte técnico necessário para isso: um site em perfeito funcionamento, agilidade e simplicidade no cadastro, segurança nos dados do cartão, fácil acesso aos contatos de suporte etc.

Torne seu site mais persuasivo, botões e ofertas relevantes devem estar em destaque, saiba unir o melhor da tecnologia, usando CRM, automação de marketing e outras ferramentas de gestão. Contar com uma empresa que reúne tudo isso em uma plataforma e gerencia todo o processo de venda de seguros, do início ao fim com a menor intervenção do corretor, possibilita que esse corretor tenha mais tempo para a humanização do atendimento.

3 – Não tenha medo de perguntar!

Ao final de uma compra pergunte aos seus clientes a opinião deles. Muitas vezes nossa tendência é valorizar o que é nosso e acreditar que nosso processo é perfeito, não vendo as coisas como realmente são. Talvez você, como corretor, pense que proporciona uma boa experiência ao cliente, quando na realidade, ele não enxerga dessa mesma maneira.

Certifique-se de incluir perguntas objetivas das quais você consiga obter resultados mensuráveis. Prefira, por exemplo, perguntar “você considera que o tempo levado para cotação foi: rápido, pode melhorar, demorado ou muito demorado?” ao invés de “você gostou do nosso atendimento?”.

Com essas estratégias aplicadas de maneira correta, com o posicionamento correto e utilizando ferramentas qualificadas, é possível potencializar os resultados da sua corretora ou seguradora, aumentar a distribuição dos seus produtos e trabalhar de maneira mais assertiva.

Quer ajuda nesse processo? Conte com a Onli.

Nós temos a ferramenta completa que reúne e otimiza esses processos em uma única plataforma. E mais: tem produto novo prestes a ser lançado.

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