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09 agosto 2022

Entenda a transformação no mercado de seguros pelas vendas on-line

Não é novidade que a Pandemia revolucionou o mercado. Algumas atividades deixaram de existir enquanto outras ganharam força. Nesse período, a necessidade de permanecer em isolamento não somente alterou a maneira como as pessoas se relacionam entre si, mas também modificou a forma que as pessoas fazem suas compras e entram em contato com as empresas.

De fato, o Covid-19 acelerou as transformações digitais, ele foi o motivo de as empresas se sentirem obrigadas a encontrarem uma nova forma de atingir as pessoas. Foi assim que o alento digital foi encontrado e cada dia mais se torna parte integrante da rotina das pessoas.

A indústria de seguros é conhecida por seu caráter conservador, mas até esta sentiu a necessidade de se adaptar ao novo cenário mundial. Com os avanços contínuos na área tecnológica, os players da área enxergaram oportunidades de crescimento e melhorias no atendimento ao seu público. O mercado de seguros ainda apresenta um grande potencial com tecnologias! É com isso que trazemos aqui as transformações do mercado por conta das vendas on-line.

Impactos da pandemia no mercado

As lojas virtuais garantem a compra segura sem que as pessoas tenham a necessidade de sair de casa. Está tudo na palma de suas mãos: desde a escolha dos produtos até o recebimento no conforto de sua casa. O mesmo acontece com a contratação de um seguro. Desde a escolha do plano, a assinatura do contrato e o resgate do sinistro (quando necessário) estão disponíveis on-line. Tudo rápido, simples e seguro.

Tal realidade é retratada com o salto nas visitas on-line e o aumento de pesquisas nos mecanismos de buscas da internet, como o Google, por exemplo. Assim cada vez mais os sites se mostram relevantes. Afinal, quem nunca fez uma pesquisa on-line para decidir o que e onde comprar algum produto ou até mesmo buscar por alguma informação? O número de vendas on-line cresce expressivamente, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) representou mais de 180% em algumas lojas desde o mês de março.

Com a praticidade trazida pelo mundo on-line se consolidando cada vez mais no comportamento da população, a tendência é esse número crescer ainda mais. Visto que o conforto de realizar diversas tarefas no conforto da própria casa faz com que as pessoas economizem tempo, elemento escasso na atualidade. Vale ressaltar que a disponibilidade de informações em diversos canais, como call center, website e redes sociais – o chamado omni-channel - aproxima clientes de marcas e melhora seu a visão da empresa frente aos consumidores, sem contar que as opções de produtos no mercado on-line é gigantesca, o que torna o cliente cada vez mais exigente em relação ao produto/serviço oferecido.

A conclusão que tiramos disso é que a presença digital ativa é exigida pelo cenário atual. Fica cada vez mais evidente que o trabalho no mundo digital está impulsionado e expõe inúmeras vantagens tanto para o vendedor, que tem ao seu alcance tecnologias que impulsionam as vendas e auxiliam na administração e agilidade, como para o comprador que tem a garantia de conforto e praticidade na compra.

Impacto digital para seguradoras

Como destacado, o comportamento do consumidor sofreu alterações, o que impactou diretamente o setor de seguros e as exigências de clientes. Abaixo listamos algumas destas transformações.

Proximidade com o cliente

No omni-channel todas as informações compartilhadas nos múltiplos canais são integrados, a fim de entender melhor o comportamento do usuário e melhorar o atendimento. Assim é possível ter uma visão ampla das ações do usuário e, com o auxílio de tecnologias de análise avançadas, as seguradoras têm a oportunidade não só de se adaptar ao seu mercado mas também de adaptar a sua abordagem de acordo com a plataforma utilizada.

Isso oportunizou que produtos personalizados sejam oferecidos em tempo real, tornando o mercado cada vez mais especializado. Desta forma, os resultados se tornam mais efetivos no que tange à satisfação do cliente e também ao lucro obtido por parte da seguradora.

A análise de dados também pode ser realizada com potenciais clientes, por meio de insights. Deste modo, o histórico de dados gera uma nova vantagem: a criação de estratégias de vendas baseadas no modelo de consumo do usuário, gerando vendas nos momentos oportunos.

Foco na experiência: tecnologias analíticas

As tecnologias analíticas proporcionam uma transformação significativa ao setor de seguros. Visto que estas proporcionam focar na melhor experiência do usuário e na assertividade das propostas. Logo o cenário estará ainda mais consolidado a fim de tirar mais proveito desta ferramenta.

Torna-se evidente que a revolução digital é um caminho sem volta, tornando cada vez mais as empresas dispostas a investirem nessa área olhando sempre com interesse para as novas transformações digitais.

Todavia, a transformação abrange várias empresas, já que se manter atualizado é essencial. Ter um aplicativo não torna uma empresa “inovadora”, a torna atualizada. Para ter o real destaque é preciso estar a frente de vencer os desafios da implementação das novas tecnologias e atingir o seu público entregando a melhor experiência possível.

É fato que o Brasil está longe da maturidade do mercado, comparado aos Estados Unidos e à Europa. Parte desta realidade se deve à rigidez do órgão regulatório, que exige análise criteriosa e cautela na implantação das otimizações.

O foco é estar cada vez mais próximo do cliente e de sua experiência, gerando uma conexão afetiva.

Inovações na Gestão

Com os sistemas de dados complexos e novas áreas em evidência, como é o caso do marketing digital, a gestão sofre alterações significativas, como a automatização das vendas.

Uma prova de que este modelo de gestão é importantíssimo é a observação da TransUnion a qual afirmou que as seguradoras mais avançadas no relacionamento digital com seus consumidores passaram pelo melhor o período no que tange ao volume de negócios.

Novas ferramentas permitiram que a gestão seja concentrada em aplicativos e softwares, onde é possível verificar entradas e saídas, desempenho de campanhas, entre outros fatores. Aqui a palavra principal é transparência. Um longo caminho vem sendo traçado em busca da otimização do setor de seguros, fazendo com que cada vez mais a transparência domine o mercado.

Tal fato pode ser melhor compreendido com o Open Insurance, que trouxe uma série de mudanças nas políticas de compartilhamento de dados e como isso influencia no oferecimento do produto final por meio do aumento da competitividade.

Com isso, podemos identificar a importância do mundo digital nos negócios, sobretudo no mercado de seguros e entender melhor o comportamento do usuário no cenário atual.

Muito obrigado por ler e, se você ainda gostou, sinta-se livre para compartilhar!